Carla Pessoa Criações Digitais

Siga-nos

sábado, 22 de janeiro de 2011

Educação Ambiental por Ademir Guerreiro


Dentre os fatores de sucesso para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, está o processo de educação ambiental. Segundo os maiores especialistas a educação ambiental ensina regras claras para as relações do homem com o meio ambiente e com a natureza. Essas regras são de vital importância, pois mesmo sendo o homem um elemento da própria natureza, ele é um agressor em potencial. 


A educação ambiental deve começar pelas escolas, as crianças no processo de aprendizagem e formação escolar, podem muito cedo aprender a preservar e a entender a importância dos recursos naturais para nossa vida.


Os centros urbanos têm sofrido muito com o aumento populacional fato este que está diretamente relacionado com o desequilíbrio ambiental em nossas metrópoles. Causando um aumento nas reservas de alimento e aumentando assim a pressão sobre a terra, geração de uma maior quantidade de lixo, maior utilização dos recursos naturais, pressão na biodiversidade, aumento nos desmatamento, queimadas, poluição das águas com despejos industriais e domésticos. Instrumentos como conselhos municipais de defesa do meio ambiente, Agenda 21, fiscalização por parte dos órgãos ambientais, são importantes neste processo.



A qualidade de vida do homem depende da qualidade e estabilidade do ambiente onde ele vive e trabalha retendo o seu sustento. Ar e água poluídos, alimentos contaminados por agrotóxicos e outros tipos de poluição urbana e industrial, afetam drasticamente a qualidade de vida do homem. Pode-se concluir que para manter a qualidade de vida e até mesmo a vida sob a terra, as sociedades humanas devem mudar radicalmente sua postura e suas ações em relação ao meio ambiente. 


Este fenômeno somente será possível através da educação ambiental não só de crianças, mas também de adultos, do povo e dos trabalhadores. A educação ambiental é um processo de conscientização, as pessoas precisam aprender a mudar seu relacionamento com o meio ambiente. Para isso, exemplos do cotidiano devem ser cada vez mais aplicados para ajudar neste entendimento, como por exemplo, economizar energia elétrica para que não seja necessária a construção de mais usinas nucleares, hidrelétricas. Nossa esperança é que através da educação ambiental, possamos atingir este grau de conscientização e equilíbrio em prol da preservação do meio ambiente, do desenvolvimento sustentável e principalmente da qualidade de vida das pessoas.

Convidamos nosso parceiro Professor Ademir a escrever um pouco a respeito de sua visão e do seu trabalho de conscientização de Crianças, Jovens e Adultos.
Professor Ademir Guerreiro é Biólogo e Professor de Ciências e Educação Ambiental - Desenvolve vários projetos em várias escolas. 
Conheça um pouco de seu trabalho visitando seu site http://www.ademirguerreiro.net/

imagens retiradas da net em busca no Google Imagens com o texto educação ambiental
 www.google.com.br 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...