Carla Pessoa Criações Digitais

Siga-nos

sábado, 5 de março de 2011

Fantasia com Material Reciclado

O que você acha de usar materiais simples, baratos e fáceis de serem encontrados como sacolinhas plásticas, garrafas PET e caixas de ovo para confeccionar sua fantasia para este Carnaval? Essa é a proposta que a Nova Rio, empresa carioca de terceirização de serviços fez aos estudantes do curso de Moda da Faculdade Veiga de Almeida. O objetivo: organizar desfiles de fantasias feitas com material reaproveitado.

Siga o passo-a-passo e vista-se de princesa do clã Omaticaya, do filme Avatar. 

                          

1 - Tecido: Sacolinhas plásticas
Para fazer a saia da fantasia, use sacolinhas plásticas (ou sacos de lixo) azuis. O processo é simples: basta abrir o fundo deles, medir no corpo e cortar na altura desejada. É ideal usar dois sacos, um sobreposto ao outro, para evitar que o traje fique transparente. Uma camada de filó (tecido parecido com uma tela, usado em véus de noiva) embaixo dá mais volume. Finalmente, costura-se um elástico na extremidade superior das três camadas.





2 - Flores: caixas de ovo de papelão

Para enfeitar a saia, corte caixas de ovos em formato de flor e costure no plástico. Buchas vegetais de banho ou esponjas de cozinha usadas servem para o miolo.




3 - Folhas de PET
Para acompanhar as flores, recorte garrafas PET verdes em formato de folhas e costure. A estilista idealizadora da fantasia,  Mônica Cunha, recomenda que se derreta as extremidades da folha de PET com um isqueiro para melhor acabamento, além de evitar possíveis acidentes com rebarbas pontiagudas.




4 - Top ecológico
O top usado na fantasia também é feito com saco plástico azul, mas de um jeito um pouco diferente: corta-se o fundo e uma das laterais do saco, formando uma tira larga de “tecido plástico”. O ideal é utilizar três tiras: duas para cobrir os seios e mais uma para passar no pescoço e amarrar no meio do tórax, deixando o restante da tira formar uma “franja” na barriga.

5 - Ombreiras
Uma caixa de ovos de codorna foi usada para enfeitar o ombro. Em furinhos feitos na caixa, foram inseridos bastões de cola quente colorida, tampinhas de garrafa e outros restos de fitas de decoração - como os que sobram do Natal, por exemplo. Como a cola quente não é propriamente material reaproveitado, ela pode ser substituída apenas pelas tampinhas coloridas, coladas na base plástica.




6 - Flor central
Para enfeitar o top, a estilista fez uma grande flor azul e costurou no centro do tórax. Sob uma base de plástico (como a tampa de um pote de achocolatado, por exemplo) revestida de plástico azul, ela sobrepôs várias camadas de cola quente colorida e inseriu tampinhas de garrafa.

Inspire-se, confeccione sua fantasia e divirta-se! Mande fotos para a gente depois! E não se esqueça, não é apenas no Carnaval que a reciclagem de materiais faz sucesso. Iniciativas como usar sacolas plásticas de maneira responsável, reaproveitar materiais e separar os resíduos para a reciclagem são apenas algumas atitudes que podemos incluir em nosso cotidiano e que colaborarão para que possamos viver em um mundo melhor. 
Fontes: Estadão e Revista Atitude Sustentável.

Retirado do Blog Sacolinha Plásticas clique aqui e visite



4 comentários:

  1. ola, queria saber se tens fantasias para o carnaval em frutos de preferencia uva ou abacaxi, em material reciclados...

    ResponderExcluir
  2. Se conseguirmos esta dica postamos p/ vc..ok..bjs.obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  3. oi como poso fazer para alugar ou compra essa fantasia para a festa da escola... vcs são de ande p/ e dia 14/11/2012 estou a espera da resposta bjs.ogrigada

    ResponderExcluir
  4. oi como poso fazer para alugar ou compra essa fantasia para a festa da escola... vcs são de ande p/ e dia 14/11/2012 estou a espera da resposta bjs.ogrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...