Carla Pessoa Criações Digitais

Siga-nos

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Calendário Ambiental - 26 e 28 de Janeiro

Vamos também postar o Calendário Anual Ambiental, mês a mês, com o intuito de divulgar datas relevantes ao Meio Ambiente que são comemoradas nacional e internacionalmente.  

Duas datas importantes são comemorados neste mês de janeiro: Dia Mundial da Educação Ambiental e Dia Mundial para a redução das emissões de CO2. Vamos conhecê-las :



26 de janeiro - Dia Mundial da Educação Ambiental
Este é o primeiro aniversário de importância ecológica no ano. Sua origem data de 1975, que decorreu em Belgrado, o Seminário Internacional sobre Educação Ambiental, um convite a participação de especialistas de mais de 70 países, entre os quais a Espanha foi a única ausente neste encontro. 
Este seminário definiu os princípios da Educação Ambiental no âmbito de programas das Nações Unidas. Ele foi lançado como resultado desta importante convenção da Carta de Belgrado, que incorpora as exigências fundamentais da Educação Ambiental.
Alguns dos principais destaques foram: promover a conscientização, educar com um conhecimento básico de gestão ambiental, fomentar a participação cidadã e desenvolver atitudes positivas junto ao meio ambiente. Sublinhou também que a educação deveria ir além do Sistema de Ensino Formal Ambiental e alcançar o público em geral.

28 de janeiro - Dia Mundial para a Redução de Emissões de CO2 :

Emissões de CO2 (dióxido de carbono) são um dos maiores flagelos que afligem o nosso planeta. Como todos devem saber, isto ocorre principalmente devido ao uso de combustíveis fósseis, causando o aumento da temperatura do nosso planeta devido aos gases, gerando o efeito estufa.

A celebração do Dia Mundial para a Redução das emissões de CO2 a cada ano busca aumentar a conscientização sobre esta grave situação e incentivar a realização de políticas para redução destas emissões de gases que causam o efeito estufa.
O consenso mundial é a busca em multiplicar o investimento e o desenvolvimento de energias renováveis, tornar o combustível mais limpo, mais eficiente, criar mais produtos ecologicamente corretos, torná-los tendências de consumo e criar uma mudança de comportamento através da consciência. O foco principal dessas políticas a nível global é o Protocolo de Quioto, discutido e negociado em Quioto no Japão em 1997.
Imagens: Google

Um comentário:

  1. é muito importante essa divulgação do calendário ambiental!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...