Olá..neste feriado de páscoa passeando pela cidade de São Pedro conheci a associação art´s trama e não poderia deixar de publicar uma matéria para que todos os nossos seguidores conheçam um pouquinho deste trabalho, especialmente na área do artesanato verde.
A associação possui sede localizada no Parque Maria Angélica Manfrinato, na Rua Maestro Benedito Quintino, s/n.:
e tbém comercializa seus produtos no parque do Cristo em parceria com o restautante mirante do Cristo (ponto turístico da cidade) e na pça com a feirinha de artesanato e aulas ministradas pelas associadas.
Representou a cidade de São Pedro no Festival da Cultura Paulista Tradicional denominado Revelando São Paulo no ano de 2010.
E administrada pelas Associadas Presidentes Mercedes, Cleusa e Cristina.
segue algumas fotos do artesanato reciclado apresentado por eles:
garrafas pets pintadas
potes de sorvetes decorados
puffs de garrafa pet
o fundo da garrafa pet como base da poltroninha
Um resumo do Projeto de reciclagem da Associação:
A Associação Art´s Trama de Artesãos de São Pedro e Região e o Rotary Club de São Pedro conseguiram a aprovação do Projeto Tecendo Tramas, que propõe a qualificação profissional de mulheres de baixa renda, que necessitam de uma complementação financeira para o sustento familiar.
A qualificação profissional será feita na forma de um curso gratuito que visa ensinar a técnica artesanal de tear com sobras de tecido recicláveis. Com esta técnica é possível produzir tapetes, caminhos de mesa, aparadores de panelas, tudo de forma sustentável, pois há o aproveitamento das sobras de tecidos das indústrias têxteis de São Pedro.
As sobras de tecidos geralmente são descartadas pelas indústrias, tornando-se lixo. Com a técnica artesanal, é possível reciclar as sobras de tecido, transformando-as em produtos com durabilidade, de fácil limpeza, fácil absorção de líquidos, com design diferenciado. A técnica de tear com tecido chama a atenção dos consumidores, acrescido da vantagem de ser ecologicamente correto, contribuindo para a reutilização de material que se tornaria lixo poluente.
Ao término do curso, as participantes serão convidadas a se associarem à Associação Art´s Trama, que lhes dará o suporte para a confecção (empréstimo dos teares e coleta das tiras de tecido junto às indústrias locais) e a comercialização dos produtos, desde que estejam dentro dos padrões de qualidade definidos pela entidade. A comercialização dos produtos é feita na loja da associação, que fica no Parque Maria Angélica, ou na loja virtual (www.associacaoartstrama.com.br), além de feiras regionais, estaduais e nacionais e em contatos com potenciais empresas compradoras.
Oi !
ResponderExcluirMuito bacana a ideia destas artesãs...
Visite meu cantinho tbm
bjs
luli